mercado imobiliário em Recife

Saiba mais sobre o mercado imobiliário em Recife

Entender o mercado imobiliário em Recife é muito importante em diversos aspectos. Por exemplo, se você deseja comprar ou alugar uma casa no local, deve compreender qual o cenário atual. Bem como, se deseja investir em imóveis neste momento.

Há uma série de fatores que influenciam o mercado imobiliário em todo o país. Mas, um dos mais importantes é a região em que o imóvel está. Dessa forma, Recife destaca-se por oferecer uma infraestrutura completa para a população, além de ser uma cidade turística.

Neste artigo, confira um breve panorama do mercado de imóveis em Recife. Então, se está pensando em comprar ou alugar uma casa, não deixe de conferir essas informações. Ou ainda, se busca novas formas de investimento. 

✔️ Leia também: Tudo sobre a economia em Recife

Locação tem movimentado o mercado imobiliário em Recife

Em 2024, o mercado imobiliário em Recife tem registrado um crescimento expressivo nos preços de aluguel de imóveis. Por exemplo, no último ano, o valor dos bens residenciais teve uma alta de 7,5% e os alugueis dispararam 15,9%.

De acordo com especialistas, o aumento nos preços dos alugueis está ligado às condições financeiras do mercado. Dessa forma, com a taxa de juros elevada, o acesso a financiamentos ficou mais difícil e aumentou a demanda por locações ao invés de compra de imóveis. 

Ao buscar opções mais flexíveis e imediatas de moradia, o aluguel se torna muito viável. Além disso, a oferta limitada de imóveis para locação em áreas valorizadas da cidade faz com que os valores aumentem. 

Como há uma busca por qualidade de vida e conveniência, áreas como Tamarineira e Graças têm ganhado o interesse dos inquilinos. Aliás, prova disso é que o aumento no valor dos alugueis nesses locais foi de 27% e 33% respectivamente. 

Os bairros citados acima possuem uma gama completa de serviços essenciais, ou seja, escolas, hospitais e áreas de lazer. Então, faz com que cada vez mais os moradores busquem esses espaços. 

Venda de imóveis cresce em Recife

Locação e vendas ganharam destaque neste ano | Foto: CBN Recife

Mesmo com o aumento dos preços, as vendas no mercado imobiliário em Recife também se consolidaram. Inclusive, a capital pernambucana teve um aumento de 68,4% comparado ao ano anterior.

Os destaques de venda para a capital são as categorias Standard, Studio ou Loft de um quarto, e econômico, do programa Minha Casa Minha Vida. Ou seja, espaços menores estão sendo mais procurados pela população.

Recife fechou o 2º trimestre deste ano com um estoque de pouco mais de 5 mil unidades no mercado, sendo 99% delas verticais. Aliás, o mercado residencial vertical da cidade conta com 197 empreendimentos lançados, sendo mais de 20 mil unidades.

✔️ Leia também: Região Metropolitana de Recife: Cidades para você conhecer!

Importância do mercado imobiliário em Recife

Não tenha dúvidas que o mercado imobiliário em Recife é muito importante para a economia pernambucana. Afinal, é um grande gerador de empregos e também de impostos em geral. 

Vale ressaltar que nos últimos cinco anos, o setor lançou em média 18 bilhões de reais em VGV, que é Valor Geral de Vendas. Assim, trazendo para o estado cerca de 2,5 bilhões de reais em Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *