Segurança

Segurança em Recife: Veja os bairros mais seguros e os mais perigosos

Uma das informações mais importantes a respeito de uma cidade é a situação da segurança pública na região. Afinal de contas, de nada adianta ser um local bem localizado, com belas paisagens se não houver sensação de segurança para moradores e turistas. Por isso, neste post você vai conhecer melhor a situação da segurança em Recife e descobrir quais são os bairros mais seguros e os mais violentos da capital pernambucana. 

De acordo com informações oficiais da Secretaria de Defesa Social (SDS), entre janeiro e abril de 2024 foram registrados 6.156 crimes violentos contra o patrimônio em Recife. O número é menor em relação ao mesmo período do ano passado, quando haviam sido registradas 7.240 ocorrências deste tipo. 

Por outro lado, o número de assassinatos cresceu de um período para o outro. Enquanto entre janeiro e abril de 2023 foram registrados 197 assassinatos, no mesmo período neste ano foram 280 pessoas mortas em Recife. 

Confira mais detalhes sobre a segurança em Recife. 

Segurança em Recife 

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que Recife não é a única cidade do estado que sofre com problemas relacionados à segurança pública. Recentemente um vereador de Recife afirmou que quando o assunto é segurança, “o estado de Pernambuco vive de fato um caos”. 

No início de maio de 2024, um estudante de 20 anos morreu em um assalto a um ônibus em Recife, o que ocasionou uma série de protestos por mais segurança pública na cidade. 

Para tentar aumentar a segurança em Recife, a Câmara de Vereadores da cidade aprovou um requerimento em que solicita ao prefeito João Campos a adoção das armas para uso da Guarda Municipal.

É importante ressaltar que Recife é a única capital do Nordeste que não conta com a Guarda Municipal armada. 

Segurança em Recife: os bairros mais violentos

É importante ressaltar que a segurança em Recife pode ser percebida de diferentes formas a depender da região da cidade. Por isso, em 2023, o Instituto Fogo Cruzado mapeou os locais mais violentos da cidade e da sua região metropolitana. 

Dessa forma, a ONG elencou os bairros Várzea e Iputinga como os mais violentos quando se fala em segurança em Recife. 

No período analisado, o instituto identificou pelo menos 19 tiroteios em 2023 em Várzea. Além disso, o instituto registrou outros 10 tiroteios em Iputinga. 

Os bairros mais seguros de Recife

Por outro lado, há alguns bairros da cidade relativamente mais seguros. Sendo assim, entre os melhores bairros para se morar em Recife estão opções como Pina, Jaqueira, Boa Vista e Casa Amarela, por exemplo. 

Inclusive, o bairro de Jaqueira é um dos mais nobres da cidade e a região é uma das mais seguras na capital. 

Segurança em Recife para turistas

Quando o assunto é segurança para turistas, é preciso ficar atento se você for viajar para a capital pernambucana. 

Isso porque há um certo perigo para turistas a depender da região da cidade. Uma ótima dica é ficar alerta e não carregar objetos de valor e dinheiro à vista. 

Outra dica importante é evitar o centro de Recife aos domingos. Neste dia, as ruas ficam desertas e são muito inseguras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *