Compaz

COMPAZ Recife: saiba tudo sobre as unidades, horários e serviços

Recife é repleta de inovações, dentre elas está o Centro Comunitário da Paz, conhecido como COMPAZ. Essa iniciativa se torna uma das principais aliadas da Prefeitura para promover a paz e a cultura. Atualmente, já são várias unidades espalhadas ao redor da cidade.

Neste artigo você vai conhecer mais sobre a Rede COMPAZ, seus serviços, unidades e funcionamento, além dos endereços de cada local!

Rede COMPAZ Recife: Como surgiu?

Devido aos altos índices de criminalidade em Recife, o poder público precisou criar soluções para resolver o problema. Com isso, em 2013 foi lançado o Pacto Pela Vida do Recife: Plano Municipal de Segurança Urbana e Prevenção da Violência.

A partir desse projeto, o COMPAZ foi criado em 2016 para ser um catalisador das ações de cultura de paz. Dessa forma, ele promove a cidadania para incluir os cidadãos na transformação. Através da dança, música, esporte, artesanato, atendimento psicológico, bibliotecas, centros de assistência social e até mesmo qualificação profissional, o projeto assegura a inclusão social.

Atualmente, já são várias unidades da Rede COMPAZ em Recife, sendo conhecidas como “Fábricas de Cidadania”. Além das atividades, elas oferecem uma estrutura de acolhimento e já tem mais de 30 mil usuários cadastrados residentes em zonas de vulnerabilidade social. Por isso, prestam um serviço importante à comunidade.

Inclusive, o COMPAZ Recife foi contemplado com o Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas, em 2022. Graças a isso, o projeto tem reconhecimento mundial devido ao seu comprometimento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Serviços do COMPAZ

Desde a sua criação, o COMPAZ Recife já agregou mais uma série de serviços à população. No entanto, cada um pode ter um funcionamento diferente. Entre as atividades, estão:

  • Contação de histórias;
  • Apresentações culturais de arte, teatro, circo e literatura;
  • Rodas de diálogos sobre combate às drogas, homofobia e violência contra a mulher;
  • Confecção de livros;
  • Cine debates;
  • Artesanato;
  • Brincadeiras populares;
  • Colônia de férias.

Além disso, todas as unidades COMPAZ possuem Bibliotecas pela Paz, acesso à internet, salas de estudo e área infantil. Ou seja, é realmente uma infraestrutura completa para atender a população e promover a cidadania.

Apesar de ter uma estrutura padrão, alguns dos centros oferecem serviços especiais. Por exemplo, no COMPAZ Governador Miguel Arraes, há uma Unidade de Tecnologia de cultura maker com cursos de robótica, além de pista de skate.

Por outro lado, no COMPAZ Professor Paulo Freire, há serviços do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Espaço Mãe Coruja, mediação de conflitos, Procon e Agência do Emprego.

Unidades e horários

Agora, aproveite e confira o endereço e a localização de cada COMPAZ em Recife:

COMPAZ Governador Eduardo Campos

Endereço: Av. Aníbal Benévolo, S/N – Alto Santa Terezinha

Horário: de terça a domingo das 9h às 17h; segunda-feira com atendimento 24.

COMPAZ Governador Miguel Arraes

Endereço: Av. Caxangá, 653 – Madalena

Horário: de segunda a sábado das 8h às 20h

COMPAZ Escritor Ariano Suassuna

Endereço: Av. Gen. San Martin, 1208 – Cordeiro

Horário: segunda das 8h às 17h; de terça a sexta das 7h às 21; sábado e domingo das 8h às 12h

COMPAZ – Dom Helder Câmara

Endereço: Rua Lourenço de Sá, 140 – Coque

Horário: segunda e terça das 8h às 11; quinta e sexta das 8h às 20h; sábado das 8h às 12h.

COMPAZ – Prof Paulo Freire

Endereço: Ladeira da Cohab, 10 – Ibura

Horário: segunda a sexta das 8h às 20h

No site do COMPAZ Recife é possível acompanhar a programação divulgada diariamente. Além da programação, você pode encontrar outras informações e acompanhar as novidades de cada COMPAZ. Certamente, você vai descobrir serviços e informações que podem ser úteis para a sua vida em Recife!

Da mesma forma, em nosso site você também encontra mais informações de serviços em Recife!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *