Se você está pensando em planejar uma viagem para Recife, saiba que há muitas informações para filtrar. Afinal, estamos falando de uma cidade rica em cultura, gastronomia, opções de lazer e atrações para todos os gostos.
Por isso, aproveite as dicas neste artigo para colocar no seu roteiro e se organizar na sua visita a Recife!
Chegada em Recife
Antes de tudo, você precisa saber de que forma vai chegar na capital pernambucana. A partir disso, poderá planejar uma viagem para Recife com muito mais tranquilidade.
De fato, a sua decisão vai depender do local de partida, mas existem algumas opções. De avião, certamente, é a melhor opção para chegar de longe, especialmente de outros estados.
O aeroporto de Recife tem conexão com todas as regiões do país. Além disso, a partir dele é possível tanto alugar um carro para se locomover na cidade quanto pegar um táxi ou transporte público até o centro da cidade.
Através da rodoviária também é possível chegar em Recife. O TIP – Terminal Integrado de Passageiros recebe rotas tanto estaduais quanto nacionais. Já a sua infraestrutura oferece praça de alimentação, comércios, táxis e até mesmo sala de descanso.
O terminal fica a cerca de 16 quilômetros do centro de Recife. Contudo, a boa notícia é que ele está integrado com o metrô, por isso é fácil de ir para o seu destino.
Na hora de planejar uma viagem a Recife, certamente é fundamental encontrar a hospedagem certa. Para isso, no entanto, você precisa conhecer os melhores bairros, e a partir deles buscar as suas opções de acordo com o orçamento disponível.
Em Recife, você pode escolher se hospedar mais próximo da praia ou um pouco mais distante. Portanto, já reflita qual é a sua prioridade, certo?
Entre os bairros de Recife mais procurados pelos turistas, estão:
- Boa Viagem: central e com muito acesso a restaurantes e opções de diversão noturna, além de ser próximo da praia e do aeroporto;
- Bairro de Pina: próximo ao centro, mas um pouco mais distante da vida noturna para quem busca tranquilidade;
- Recife Antigo: apesar de não ser tão seguro quanto os anteriores, a região concentra algumas das principais atrações turísticas da cidade.
Faça um bate-volta na região
Recife é uma ótima cidade para planejar um bate-volta na região em volta, pois há lugares incríveis para se conhecer e que podem ser visitados em um dia. Se você estiver de carro, será bem fácil conhecer a região metropolitana de Recife, por exemplo.
Dentre as cidades mais indicadas para o seu roteiro, estão duas principais que chamam a atenção. Primeiramente, Olinda, onde você vai conhecer a magia da cultura do frevo, do maracatu e muito mais. Em seguida, Porto de Galinhas, que fica na cidade de Ipojuca, e tem belas piscinas naturais reconhecidas internacionalmente.
Além delas, inclua na lista um bate e volta por Itamaracá e Cabo de Santo Agostinho. Embora esteja mais longe, a cidade de Caruaru também vale a visita.
Planeje a programação cultural
Sem dúvida, Recife é uma cidade repleta de atrações culturais. Ou seja, você não pode deixar esse item de fora ao planejar uma viagem para Recife!
De acordo com a época do ano, há diferentes atrações. Por isso, pesquise se você tem interesse por alguma delas em específico antes de fechar as datas da sua viagem.
Quem visita a região próximo ao carnaval pode encontrar uma programação intensa que começa já logo após a virada do ano, especialmente com os blocos de rua. Por outro lado, há também as famosas festas juninas em Recife, para quem visitar a cidade entre junho e julho.
Contudo, há outras dicas de passeios culturais super interessantes na hora de planejar uma viagem para Recife:
- Passeio de Catamarã no Rio Capibaribe;
- Rota do Galo Criativo;
- Museu Cais do Sertão;
- Jardim Botânico do Recife.
Quando ir?
Apesar de as imagens sempre mostrarem a capital pernambucana com sol, você deve pensar nisso ao planejar uma viagem para Recife. Na verdade, os meses de maio, junho e julho são mais chuvosos.
Portanto, quem vai para aproveitar as praias e quer estar sempre na rua, deve optar pela temporada entre setembro a fevereiro. Entre outubro e dezembro, especialmente, o tempo é mais seco.
Comece a planejar uma viagem para Recife!
Resumidamente, você já conferiu as principais informações para planejar uma viagem para Recife, certo? O tempo ideal de estadia ficará por conta da sua disponibilidade e orçamento, mas procure reservar pelo menos três dias para conhecer a cidade. Contudo, se você pretende visitar a região, o mais indicado é separar cinco dias.
Gostou das dicas? Então continue acompanhando tudo sobre Recife em nossos artigos!