história de Recife

História de Recife: uma das cidades mais antigas do Brasil

A história de Recife mostra como uma das cidades mais antigas do Brasil conquistou o país. Hoje em dia, o município é um dos principais polos turísticos, mas também destaca-se pelo desenvolvimento.

Antes mesmo de ser uma cidade, Recife era um porto. Nos dias atuais é a cidade mais populosa e povoada do estado, com mais de 1,6 milhões de habitantes. Além disso, é centro econômico de Pernambuco.

✅ Leia também: O que fazer em Recife? Conheça os Principais pontos turísticos

História de Recife

Diferente da cidade de São Leopoldo que foi colonizada por alemães , fundada em 1537  Recife era uma colônia de pescadores e recebeu este nome pelos enormes corais que protegiam sua costa. Aliás, o que resulta em uma das piscinas naturais mais bonitas do mundo. 

No século XVI, Duarte Coelho tomou posse da capitania de Pernambuco e nomeou o local como Ribeira de Mar dos Arrecifes dos Navios. Isso porque, haviam muitos arrecifes de arenito que protegiam a bacia dos rios Capibaribe, Beberibe e Tejipió.

Outro ponto importante da história de Recife se dá no começo do século XVII. Afinal, a cidade tinha seu porto dominado pelos portugueses e havia muitas tentativas de invasão por parte dos corsários franceses, holandeses e ingleses.

Foi em 1630 que os holandeses dominaram o litoral pernambucano por 24 anos. Aliás, neste período a cidade foi a sede oficial da colônia de Nova Holanda, administrada pelo conde Maurício de Nassau. 

✅ Leia também: Uma Celebração da Cultura e História do Frevo

Dom João V e a nova vila

Em 1790 Dom João V elevou Recife à categoria de vila e no início do século XVIII, a nova classe já se notava no povoado. Afinal, os mascates já estavam com atividades mercantis fervorosas no local, em torno do porto.

Desde o começo era possível notar que a vocação do local era para as atividades portuárias e de negócios. Dessa forma, no início do século XXI a história de Recife ganha um novo capítulo, que é sediar o Porto Digital.

O Porto Digital tem uma grande importância histórica, econômica e estratégica para o local. Então, a inovação chega ao local, com bits ao invés de cargas e as antenas substituindo as velas. Assim, foi possível aproximar empresas e viabilizar empreendimentos. 

A história de Recife nos dias atuais

Recife é uma das cidades mais desenvolvidas do país | Foto: Direcional

Hoje em dia, Recife é uma das cidades de mais destaque no país. Sua economia é ancorada no setor terciário, com atividades de comércio, serviços, logística e turismo. Aliás, é o turismo um dos grandes atrativos e que movimenta o fluxo de pessoas. 

Dentre as capitais nordestinas, Recife tem uma das infraestruturas mais modernas e que se iniciou desde o processo de colonização. Dessa forma, hoje em dia conta com uma ampla rede de transportes intermunicipais, em especial, um porto de grande porte. 

✅ Leia também: Conheça João Campos, o prefeito de Recife

Cultura é o grande forte de Recife

Não há como negar que a cultura é um dos pontos mais importantes da história de Recife. Inclusive, esse é um dos principais atrativos da cidade, que é um berço de muitas manifestações culturais, que reforçam as tradições nordestinas.

Com um amplo centro histórico, em todos os locais é possível encontrar construções e pontos turísticos a conhecer. Então, visitar a cidade também é uma forma de conhecer mais sobre a história do Brasil. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *